quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Horário de verão garante economia de 0,5% de energia no país


O horário de verão vai gerar uma redução média de 0,5% no consumo total de energia do país, a partir de domingo (17), até 20 de fevereiro de 2011. Isso corresponde a 174 megawatt/hora (MWh) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh na Região Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente.
A estimativa foi divulgada hoje (14) pelo secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. Segundo ele, a economia de energia com a adoção do horário de verão será num percentual idêntico ao do ano passado. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora, a partir de zero hora do dia 17, e voltarão ao normal à zero hora de 20 de fevereiro de 2011.
Os cálculos do Ministério de Minas e Energia são de que nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul a economia será de 5% durante os cinco meses do horário de verão. No Sudeste e no Centro-Oeste, a diminuição esperada nos horários de pico é de 1.945 MWh e na Região Sul a previsão é de que sejam consumidos menos 585 MWh. Esses números equivalem a 62% da energia consumida na cidade do Rio de Janeiro ou duas vezes o que gastam os moradores de Brasília e a 75% do que é consumido em Porto Alegre.
Este ano, ao contrário do que ocorreu em 2006, o início do horário de verão não será adiado por causa do segundo turno das eleições, no próximo dia 31 de outubro. Isso porque, de acordo com o secretário Ildo Grüdtner, as urnas eletrônicas agora já estão programadas para fazer automaticamente a alteração no horário, o que não afeta a realização do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário