quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ele experimenta e inventa cervejas (como profissão)


Antes de sua cerveja chegar à mesa do bar, ela passou por um processo que inclui produção, pesquisa, marketing… Mais importante que tudo isto: alguém inventou e experimentou a “loira gelada” antes de você.

Na Ambev, aqui no Brasil, a profissão que pode ser o emprego dos sonhos de muita gente pertence a Luciano Horn. Ele é o principal mestre-cervejeiro da companhia e conta com uma equipe de 30 pessoas que ajudam a desenvolver os produtos junto a  outras unidades mundiais.

O gaúcho de 40 anos é formado em farmácia industrial e fez na Alemanha o que podemos chamar de “pós-graduação em mestre cervejeiro”. Por quatro anos, estudou lá a química das bebidas.

O trabalho de Luciano Horn inclui coordenar o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Ambev (localizado em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo), ajudar no desenvolvimento de novas cervejas e, é claro, prová-las. “Fazemos degustações periódicas. Experimentamos cerca de dez produtos toda semana”, diz Horn. “Trabalho na Ambev há 15 anos. Entrei como trainee de mestre-cervejeiro e há sete anos me tornei um”, diz Horn, que confessa ser fã da bebida desde antes de torná -la sua profissão.

Mas o tão almejado emprego não é nada fácil de ser alcançado. A Ambev realizou este ano o primeiro processo seletivo específico para trainee de mestre-cervejeiro. A seleção, é claro, teve recorde de inscrições

Com tantos currículos para analisar, Horn dá a dica para quem almeja o cargo. Segundo ele, as formações mais “comuns”  – porque afinal de contas beber cerveja profissionalmente não é para qualquer um -  para a função são as das áreas de química, farmácia e engenharia de alimentos. A habilidade com idiomas e o currículo também contam pontos.

O estudo específico para se tornar um mestre-cervejeiro é custeado pela empresa e pode incluir cursos no exterior e visitas aos outros CDTs da companhia (além do Brasil, China, Estados Unidos, Bélgica e Argentina abrigam os centros).


Quem se interessou pela profissão tem que ficar atento aos processos seletivos da empresa e estudar muito (material didático indicado: livros e cardápio do bar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário